quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cuidados

Colocamos aqui algumas dicas que consideramos importantes e que não tem relação com o comportamento do pássaro. Pode ser que você encontre aqui a resposta a sua dúvida.

filhote saudável de agapórnis Um filhote saudável tem o corpo
roliço e os olhos brilhantes.
o que devo observar ao comprar uma ave?
Há certos detalhes que indicam se a ave é saudável:
prefira as mais ativas, com corpo roliço e olhos brilhantes
verifique a cloaca (se estiver suja é sinal de diarréia)
prefira as mais jovens para que se apeguem mais a você
verifique a limpeza do local que abriga a ave
apatia e sonolência são sinais de doença
lembre-se que calopsitas e agapórnis mansos podem ser arredios com estranhos
filhote recusa a comida De vez em quando, seu filhote pode
recusar uma das refeições do dia.
meu filhotinho não quer comer...
Se foi apenas uma refeição que ele rejeitou, não se preocupe. Ele pode simplesmente estar satisfeito. Mas se ele rejeitar comida durante um dia inteiro é sinal de que alguma coisa está errada. Nesse caso, é aconselhável procurar um veterinário de confiança.

Se você já está oferecendo sementes ao filhote e ele as comeu, é perfeitamente normal a rejeição da papa. Nesse caso, consulte a nossa seção criação - alimentação para saber como proceder.
calopsita junto com gato Mesmo sendo presa e predador, a dupla da foto divide o mesmo espaço sem stress.
tenho um gato... posso ter uma ave dessas?
Pode ser problema. Mesmo sendo um predador natural das aves, muitas pessoas os tem juntos em casa. Entretanto, o gato carrega uma bactéria inofensiva para ele, mas perigosa para seu pássaro.

Veja também a nossa seção criação - cuidados
meu pássaro está ofegante... por que?
Se estiver muito calor, o pássaro respira rápido e curto para se refrigerar. Como os cães, eles ofegam para transpirar, causando a perda de calor e água.

Ele também pode respirar assim quando assustado ou nervoso. Em qualquer dos casos, basta levá-lo para um local ventilado ou acalmá-lo até sua respiração voltar ao normal.

Mas, se não existir nenhuma dessas condições, pode ser sinal de problema. Veja a nossa seção saúde para mais detalhes.
calopsita nas flores Se seu pássaro espirra muito pode ser alergia à alguma coisa que temos dentro de casa, como flores, incenso ou velas perfumadas.
meu pássaro anda espirrando muito...
Pode ser alergia. Muitos produtos podem causar alergias na sua ave. É importante tentar achar a causa para erradicar o problema: algum lençol ou cobertor que cobre a gaiola, flores ou plantas, sprays, produtos de limpeza, alguma comida, cigarro ou fumaças em geral são as causas mais comuns.

Se os espirros vierem acompanhados de secreção nasal, tosse (se ouve "cliques" vindos da garganta da ave) ou mudanças na voz, pode ser sinal de problema. Veja nossa seção saúde para mais detalhes.
minha ave está ficando careca...!
A mutação lutino das calopsitas é conhecida por uma deficiência genética que produz aves carecas, em maior ou menor grau.

Mas se sua ave não é um lutino, a perda de penas na cabeça pode ser devida à agressividade de outra(s) calopsita(s) e, nesse caso, a única solução é separar as aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário