quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Comportamento

dicas de comportamento
Pretendemos aqui falar sobre situações que podem ou não acontecer no convívio com seu pássaro. Muita coisa que parece um problema, na verdade tem explicação e solução simples.

calopsita com o bebê Se você tem filho pequeno, ensine-o
desde cedo a lidar com as aves.
meu pássaro não gosta de criança!...
Ele pode ter algum "trauma" da criança...

Se ele se comporta agressivamente com seu filho pequeno, pode ser uma desconfiança natural causada por algum incidente entre os dois. É muito comum as crianças, por falta de entendimento ou inabilidade, machucarem os pássaros sem querer.

Oriente seu filho sobre as formas de lidar e agradar sua ave e, com calma e tempo, essa situação poderá ser revertida e os dois se tornarão grandes amigos.
calopsita assustada Seu bichinho também sonha quando
dorme e, às vezes, o sonho é ruim.
meu pássaro acorda assustado de repente...
Ele pode ter tido um pesadelo.
É comum que sua calopsita ou seu agapórnis se assuste à noite, com vultos se movendo, luzes ou barulhos. Em resposta, elas começam a bater freneticamente as asas, e podem até se machucar. Procure acalmar sua ave até que ela volte ao normal. Para evitar esses sustos noturnos, mantenha a gaiola coberta à noite.
agapórnis bicando Um filhote de psitacídeo usa
o bico para explorar o mundo.
meu bichinho anda bicando muito...
Se seu pássaro ainda é filhote, isso é natural, já que ele usa seu sensível bico para explorar o mundo. Se ele é adulto, se alimentando apenas de sementes, esse é um hábito que precisa ser cortado no início.

Se ele bica uma ou duas pessoas específicas, como seu filho e a empregada, por exemplo, pode ser apenas a resposta a algum maltrato. Lembre-se que as aves bicam para defesa. É instintivo, principalmente no caso dos agapórnis, que tem um histórico curto de domesticação.
calopsita bicando Com condicionamento e insistência
você pode reverter qualquer "vício".
Mas se ele bica todos, inclusive você, que cuida dele, é preciso reprimir, antes que vire hábito. Salientamos que jamais, nunca mesmo, se deve bater no bico da ave como reprimenda. Nenhum animal se domestica com castigo, mas sim com recompensas. Qualquer treinamento usa dois ingredientes infalíveis: paciência e condicionamento.

A recomendação é afastá-lo de você a cada vez que ele bicar, junto com uma cara bem séria e uma reprimenda verbal em tom firme, como um "não!". E repetir o mesmo procedimento, a mesma expressão e tom de voz, a cada bicada, até ele perceber que só tem sua atenção e afeto quando não bica. Difícil? Não. Lento? Pode parecer, mas o importante é insistir, pois dá certo.
calopsita gritando Se seu pássaro berra muito se pergunte:
ele tem comida e atenção suficientes?
meu bichinho anda berrando muito...
Ele pode estar chamando sua atenção ou pedindo comida.
Calopsitas tem por hábito "falar" ao nascer e anoitecer do dia, para cumprimentar alguém, para demonstrar algum sentimento (descontentamento, por exemplo) ou, o que é mais provável, por estar carente de afeto.

Os psitacídeos em geral não gostam de isolamento. Se seu pássaro estiver berrando muito, coloque-o perto de você, dê-lhe um pouco de atenção e verifique se ele tem alimento suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário