terça-feira, 20 de julho de 2010

Problemas com :Ovo preso ou Ovo entalado.

Problemas com Ovo Entalado

Olá pessoal!

Falarei hoje sobre um problema muito freqüente na criação de pássaros: Ovo preso ou Ovo entalado.

Para facilitar o entendimento irei chamar de ovo entalado.

Mas o que é ovo entalado?

Raios-X CalopsitaOvo entalado é quando a fêmea não consegue expelir o ovo, o que pode até levar a ave à morte caso não sejam feitos os procedimentos corretos e no tempo certo. A ave fica debilitada, no chão da gaiola, sem forças.

Mesmo que seu pássaro já tenha tido posturas normais ele não esta livre de sofrer essa fatalidade no futuro. Infelizmente é a natureza quem manda!

A retenção do ovo pode ser detectada apalpando o abdômen, que fica proeminente, ou através de exames de Raios-X.

Veja algumas das causas que podem contribuir para o surgimento desse problema:

1) Tendência genética;

2) Má nutrição por carência de alimentos de valor nutricional adequado;

3) Estresse;

4) Ovos grandes;

5) Ovos com deformidade na casca (fina, ausente, fina, formato alterado);

6) Fêmea com idade avançada;

7) Excesso de posturas em seguida, fora de época;

8) Verminoses não tratadas.

Veja algumas fotos que ilustram essa terrível fatalidade:

Ovo Quebrado

Calopsita Ovo Entalado

Em algumas situações mais críticas, o ovo pode se quebrar no organismo da ave, e somente com cirurgia é possível fazer o tratamento adequado.

Eu recomendo que ao perceber que seu pássaro esta com ovo entalado, você procure o mais rápido possível um médico veterinário especializado em aves e submeta seu pássaro ao tratamento adquado para curá-lo.

Espero que tenham gostado do artigo!

Até+

6 comentários:

  1. infelismente pra mim foi tarde so percebi que tinha um ovo entalado quando ela morreu ela boto 3 ovos so que tinha mais 1 o macho que fica chocando agora os ovos !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. minha calopsita morreu por causa desta complicação :(
    o ovo quebrou dentro dela e até foi submetida a cirurgia... mas morreu pouco tempi depois no pós operatório.

    Como fora comentado acima, ela tinha já botado dezenas de ovinhos.

    Fiquem atentos, vocês, donos de calopstitas.

    ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha calopsita já colocou 7 ovos e ela está com um preso só fica no fudo da gaiola oq faço?

      Excluir
  3. Perdi a minha tbm assim, muito triste.
    Até hj não me conforme,era tá carinhosa.
    :(

    ResponderExcluir
  4. Perdi a minha tbm assim, muito triste.
    Até hj não me conforme,era tá carinhosa.
    :(

    ResponderExcluir
  5. Perdi a minha tbm assim, muito triste.
    Até hj não me conformei ,era táo carinhosa.
    :(

    ResponderExcluir